quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pobreza...

Ontem fui voluntária numa recolha de alimentos para famílias carenciadas em Barcelos e deparei-me com várias situações que me fizeram pensar.. Se por um lado, surgiram pessoas educadas e generosas, por outro também me confrontei com pessoas que nem sequer me deixavam falar (diziam "agora não tenho tempo", ou então nem sequer me dirigiam a palavra ou olhavam para mim..) e eu pergunto-me: de que têm medo estas pessoas? em que mundo é que vivem? A educação é universal e não digo que todos nós temos que ajudar toda a gente e percebo que as pessoas que têm necessidades também elas vão ao supermercado e não podem ajudar (elas próprias passam por dificuldades)...mas pelo menos não virar a cara e responder à solicitação, é uma questão de educação! Revolta ver gestos assim!! No entanto, há medida que vamos crescendo, aprendemos a lidar melhor com essas situações! Uma das pessoas mais educadas que encontrei foi um senhor com uma certa experiência da vida que educadamente me disse que não podia ajudar, porque ele próprio precisava de ajuda! Contou-me que já viveu bem, que tinha o seu carrito para passear com a sua família ao fim de semana e que agora andava a pé!! outro pormenor: ia aquele hipermercado porque a família comia muitas bananas e era naquele que o preço delas era mais barato!!..entre outras coisas que me disse..Confesso, tive dificuldade em não me lavar em lágrimas:)...Se é dificil aceitar que existem pessoas, crianças que sempre passaram necessidades,é mais dificil ainda entender que pessoas que já tiveram "tudo", tenham muito pouco hoje e "contem os tostões"...a pobreza, quer seja ela social, material ou de espírito é difícil de aceitar....A única forma que eu encontro de sofrer menos com esta pobreza é tentar contribuir de alguma forma para que as pessoas à minha volta sofram menos um bocadinho "dessa realidade" que faz parte da sociedade..Só espero, pela minha vida fora, "ter tempo" para ouvir os outros e ajudá-los um bocadinho só...

Sem comentários:

Enviar um comentário